Markus Kayser - Solar Sinter Project from Markus Kayser on Vimeo.
Quem disse que os desertos são áreas improdutivas? Se você for até o de Siwa, no Egito, pode esbarrar num aparelho bastante estranho, que chega a parecer uma miragem: uma máquina capaz de converter as coisas mais abundantes da Terra, sol e areia, em objetos e utensílios. Ela literalmente transforma pedaços do deserto em vidro.
Seu funcionamento é simples. Uma lente focaliza a luz solar num raio de alta potência, que é projetado contra uma caixa de areia dentro da máquina. Aí, um computador (alimentado por um painel que capta energia solar) movimenta esse raio, que vai derretendo a areia e transformando-a em vidro, no formato do objeto desejado -
como cumbucas, tigelas, copos etc. É uma versão automatizada de um dos processos mais antigos e artesanais que existem: a fabricação de vidro. Ela mostra que é possível fabricar coisas sem gerar nenhuma poluição e usando energia e matéria-prima praticamente inesgotáveis, com zero impacto ambiental. "Nós queremos repensar a forma como a humanidade fabrica seus produtos", diz o designer alemão Markus Kayser, criador do aparelho.
A máquina, batizada de SolarSinter - sintetizador solar -, consegue produzir qualquer tipo de objeto (desenhado com um software 3D). Markus também criou o SunCutter, um aparelho que usa energiasolar para cortar madeira. Em maio, ele testou ambos no deserto de Siwa. Como o sintetizador leva aproximadamente 4 horas para produzir cada objeto, Markus acampou no deserto por 2 semanas. Sol na caixa.
0 comentários:
Postar um comentário