Quem é o verdadeiro "gênio"?
- Quem possui muito conhecimento ou aquele que tem boas idéias?
Você pode ensinar uma pessoa a fazer cálculos matemáticos complicadíssimos, mas não pode ensiná-la a ter idéias, os famosos "insights". O que diferencia uma pessoa considerada "genial" de outra muito inteligente é justamente a sua capacidade de ter idéias para usar o conhecimento acumulado.
- Quem estuda muito ou aquele que tem idéias "geniais" para aplicar o conhecimento alheio?
Quantas pessoas no mundo conhecem os verdadeiros desenvolvedores do sistema operacional Windows, da Microsoft? Por outro lado, quantas nunca ouviram o nome de Bill Gates, pelo menos uma vez na vida? O famoso empresário nunca criou nada, ele "apenas" teve as idéias certas e contratou as pessoas certas para materializá-las (usuários de Linux e Mac naturalmente discordam).
Alguns afirmam que o projeto do Windows foi comprado por Gates e depois melhorado por ele. Outros dizem que ele teria plagiado o trabalho de Steve Jobs.O fato é que Bill Gates quando jovem preferiu abandonar Harvard para se dedicar à sua então pequena empresa chamada Microsoft.
- Quem faz mais diferença no mundo e na vida das pessoas?
Você pode até dizer que Bill Gates não fez algo realmente grandioso, tal como a Teoria da Relatividade de Einstein, mas a "presença" do dono da Microsoft está em 90% de todos os lugares do planeta onde existe um computador. Objetivamente, Bill Gates faz muito mais diferença no dia-a-dia das "pessoas comuns", como eu e você do que Einstein e seu realmente esplêndido trabalho científico.
Claro que o ideal seria ter o pacote completo: muito conhecimento + idéias brilhantes, porém é mais fácil achar uma agulha num palheiro do que uma pessoa assim. Todo caso, se fosse possível projetar um ser humano "inteligentemente ideal", este bem que poderia ser uma mistura do conhecimento e da perseverança de Einstein com a perspicácia e a visão de Gates.
0 comentários:
Postar um comentário