Rumores indicam que Windows 8 será capaz de rodar jogos do Xbox 360 mediante pagamento de mensalidade.
Rumor "verde" e, no cenário atual, bastante improvável. Mas algumas peças do quebra-cabeça parecem se encaixar e surgem como uma luz no fim do túnel para quem adora os jogos do Xbox 360, mas ou não tem o console ou preferiria jogá-los num PC.
O site Win8Italia descobriu, mexendo em arquivos do sistema de uma build recente do Windows 8, duas referências ao Xbox 360. São duas strings, identificadas pelos nomes XBOX_360_SYSTEM_CRASH e XBOX_360_SYSTEM_CRASH_RESERVED.
Ambas as strings se referem a um sistema de travamento relacionado ao Xbox 360 e dão margem a múltiplas interpretações. Pode ser, de fato, relacionado à possibilidade de se jogar títulos do Xbox 360 no computador, mas também podem ter algo a ver com a conexão entre PCs e Xbox 360, não necessariamente para jogar, mas para compartilhar mídia, por exemplo — coisa que, aliás, desde o Windows Vista é possível graças ao Windows Media Center.
O site Insideris botou mais lenha na fogueira ao dizer que a promessa de Ballmer de que o Windows 8 será realmente um marco para os jogos de computador era um eufemismo para a chegada do suporte a games do Xbox 360 em PCs. O mesmo site diz, porém, que será preciso pagar uma mensalidade para tal, nos moldes da Xbox LIVE Gold, e que não haverá multiplayer cross-platform, ou seja, com jogadores de PC e console se digladiando nas mesmas sessões. Como a parte multiplayer do PC será gerenciada pela Games for Windows LIVE, ela rodará apartada da do Xbox.
Essa última informação soa como um retrocesso, afinal, ontem a empresa mesclou as lojas online de PCs e Xbox 360, tudo sob a alcunha "Xbox". E, de acordo com rumores mais contundentes, a intenção da Microsoft é fazer uso da marca "Xbox" no Windows 8, aproveitando-se da sua popularidade para ajudar na publicidade do vindouro sistema operacional.
Uma vertente do rumor de games de Xbox 360 para PC diz que essa compatibilidade ficará restrita aos jogos da XBLA, a LIVE Arcade, que são títulos mais simplórios comprados exclusivamente via download. Nesse caso, pela simplicidade gráfica e técnica desses títulos, eles seriam jogáveis não apenas no console e no PC, mas também em smartphones com Windows Phone, integrando as três telas e permitindo progressos sincronizados em todas elas, como a Microsoft demonstrou às vésperas do lançamento do Windows Phone 7.