Muitos sabem que o navegador Google Chrome não precisa de configurações adicionais para aperfeiçoar sua velocidade. Mas cada navegador tem algumas possibilidades extras, como, por exemplo, desabilitar alguns recursos destinados aos desenvolvedores e não para o usuário formal.
Na missão de melhorar ainda mais a navegação do usuário no Chrome, vamos mostrar algumas dicas essenciais para você aplicar no software e ganhar tempo acessando sites, além de poupar processamento e memória RAM. As dicas podem ser aplicadas nas versões mais recentes do Google Chrome, de preferência da 8 a 12.
1 – Desativar funções indesejadas usando o comando de atalho
Você pode desativar lotes de funções indesejadas no Chrome editando o atalho do navegador presente na área de trabalho ou através do menu iniciar. Veja abaixo um breve exemplo de como desabilitar a execução do Java (responsável por rodar aplicativos e jogos na web), seguido de outras dicas para comandos de atalhos.
Clique com o botão direito do mouse no ícone do Chrome e selecione “Propriedades”.
Agora você verá o caminho de destino na guia “Atalhos” da janela que se abrir. Adicione o código -disable-java no final deste caminho para completar o atalho. Este código desativa todas as funções Java quando o navegador for executado.
Abaixo estão mais alguns comandos para desativar outras funções indesejadas:
-disable-images: Use-o para desativar todas as imagens do navegador. Esta opção é muito interessante se você estiver usando baixa largura de banda na internet móvel, como GPRS. Pode não ser nenhum útil na maioria das vezes mais fica ai a dica.
-disable-plugins: Flash e outros arquivos multimídia deixam as páginas lentas se você estiver usando conexões lentas. Você pode usar este comando para desativar todos os plug-ins do Google Chrome e melhorar a velocidade de navegação.
-disable-logging: O Google Chrome registra todas as atividades do usuário e do navegador usando recursos do sistema e também sugando desempenho. Ao desativar esta opção, você pode economizar CPU e memória RAM no navegador.
-disable-dev-tools: Esta ação irá desabilitar todas as ferramentas para desenvolvedores.
-disable-java: Este comando desativa todos os tipos de códigos JavaScript executados nas páginas da web que você visita. Isso também não é recomendado devido a maioria dos sites estarem usando algum código JavaScript para exibir as páginas. Desativando o JavaScript você não será capaz de ver estes sites corretamente e eles irão se comportar de forma inadequada. Faça a desativação desta opção com isso mente.
-disable-metrics-system: Vai desativar a coleta de dados para estatísticas. Você pode seguramente desabilitar essa opção.
-disable-metrics-reporting: Se tiver desativando o sistema de métricas acima é inútil manter relatório de métricas, pois não haverá nenhum dado para enviar. Desative-o com certeza.
2 – Configurações ocultas – comandos about
Tanto o Chrome quanto o Firefox tem algumas ferramentas internas de configuração que são ocultas de certa forma aos olhos dos usuários. Os comandos referentes permitem visualizar diversas informações escondidas no Chrome (semelhante ao Firefox), e possui sintaxe iniciada com “about” acompanhando seguidamente o parâmetro de dados. Para executar o comando, apenas digite qualquer um deles abordados abaixo diretamente na barra de endereços e pressione a tecla “Enter”.
about:memoryCompara o uso de memória com todos os navegadores executados no momento e referenciando complementos do Chrome.
about:histograms
Esse comando mostra um histograma completo do tempo de resposta para diversas funções internas do Chrome.
Esse comando mostra um histograma completo do tempo de resposta para diversas funções internas do Chrome.
about:dnsO Chrome pré-armazena os sites mais visitados para que usuário carregue eles mais rápido quando acessá-los novamente. O comando about:dns mostra todos os sites.
about:cacheExibe todas as páginas armazenadas em cache pelo Chrome.
about:pluginsLista todos os plug-ins internos instalados.
about:version ou apenas about:
Mostra a versão do Chrome, versão do Webkit, versão do V8, agente do usuário e linha de comando.
Mostra a versão do Chrome, versão do Webkit, versão do V8, agente do usuário e linha de comando.
about:crashCarrega a página de erro padrão do Google Chrome.
about:hangParalisa o processo da guia onde este comando foi executado. Ela parecerá travando e você será forçado a fechá-la.
3 – Instale a extensão Adblock Plus
Você pode bloquear anúncios indesejados em vários sites usando a extensão Adblock Plus. Anteriormente o Adblock Plus só estava disponível para o Firefox, mas agora é possível usar a extensão também no Google Chrome. Ao impedir a exibição de anúncios, a navegação fica menos desgastante para o computador e rápida. O complemento também ajuda a evitar aquelas propagandas carregadas em sites e milhares de blogs da web.
4 – Opte pelo tema básico
A galeria de temas do Chrome é completa e pode melhorar consideravelmente a aparência e estilo do browser. Mas se o que você procura é desempenho nos computadores mais simples e netbooks, decida usar o tema padrão do Chrome que consome menos recursos, além de deixar o visual mais limpo.
5 – Navegue usando os atalhos
Teclas de atalhos estão por todos os programas. Elas facilitam a interação do usuário com praticamente todos os recursos oferecidos pelas aplicações poupando um enorme tempo. Assim como em outros navegadores, o Google Chrome também tem suporte para atalhos. Entre nesta página de ajuda oficial do navegador e conheça todos eles voltados para as múltiplas plataformas (Mac, Linux e Windows).
6 – Mantenha o Chrome atualizado
O Google sempre lança atualizações regulares para o navegador Chrome. A maioria dos patches e atualizações melhoram a segurança e velocidade. Automaticamente o Chrome já é pré-configurado para verificar as últimas atualizações, mas você pode fazer isso manualmente – clique no botão de ferramentas no canto superior direito e selecione “Sobre o Google Chrome”. Aberta a janela, o navegador vai procurar por atualizações e instalar a versão mais recente, se disponível.
0 comentários:
Postar um comentário