Essa belezinha da foto (ok, a belezinha da foto é uma das japinhas coreanas da Samsung, mas a outra) é o Samsung Notebook Series 5 Ultra. Custa US$1300,00, tem opção de 14 ou 13 polegadas, 14.9mm de espessura, 8GB de RAM, 1TB de HD ou 128GB de SSD. HDMI, Ethernet e uma Radeon HD 7550M.
Com 13 polegadas de tela fica entre um netbook grande e um notebook pequeno. Só que nem a Samsung nem nenhum fabricante quer correr o risco de ter seu produto chamado de Netbook, já que eles são pateticamente lentos e inadequados como computador principal.
Existem duas saídas. Três, se você contar não produzir computadores que possam ser confundidos com netbooks.
A primeira saída foi a escolhida pela Apple: Reutilizou o nome Macbook Air, lançou um computador de 11 polegadas com hardware muito melhor que qualquer netbook, extremamente fino e usou todo o peso da marca. Afinal NINGUÉM compra notebooks da Apple, todos compram Macbooks.
“Notebook fininho” não é um nome que venda. A Apple dificilmente licenciaria o nome “Macbook AIr”, então a saída é criar uma nova categoria, da mesma forma que “laptop” foi aposentado para dar lugar a “notebook”.
A Intel, que não é boba nem nada investiu em uma certificação, registrou o nome “Ultrabook” e definiu características BEM interessantes. Um Ultrabook deve ter:
- Bateria com mínimo de 5h de autonomia
- Preço na faixa de US$1000,00
- Aamazenamento SSD
- Menos de 20mm de espessura
- Processador core i5 de 1.6GHz ou superior