Intrigante
Um tipo estranho de bola de fogo está cruzando os céus este mês, a NASA está pedindo para as pessoas da terra tomarem conhecimento.
"Bolas de fogo de Fevereiro" - um termo que descreve os meteoros mais brilhantes que aparecem no céu de Vênus - não são mais numerosos do que o normal, mas sua aparência e sua trajetória são impares, dizem os especialistas.
"Essas bolas são particularmente lentas e penetrantes" disse Peter Brown, especialista em meteoros e professor de física na Universidade de Western Ontario através de um comunicado. "Elas atingiram o topo da atmosfera movendo-se mais lentas do que 15 quilômetros por segundo (33,500 mph), desaceleram rapidamente e tornam-se dentro de 50 quilômetros (31 milhas) da superfície da Terra."
A partir de fevereiro, com um estrondo
O mês de "ação bola de fogo" começou em 1 de fevereiro, quando um meteoro iluminou o céu sobre o centro de Texas, colocando em um show deslumbrante para as pessoas do Dallas-Fort Worth.
"Foi brilhante e mais duradouro do que qualquer outro que eu já vi antes", disse Daryn Morran uma testemunha. "A bola de fogo demorou cerca de oito segundos para cruzar o céu, eu podia ver a bola começar a abrandar,... então ela explodiu em vários pedaços como uma bomba de artilharia de fogos de artifício, cintilou mais algumas vezes e foi lentamente queimado."
A bola de fogo era tão brilhante quanto a lua cheia e foi flagrada pelas câmeras da NASA no Novo México, mais de 500 milhas (805 km) de distância. Ela foi provavelmente causada por um objeto de 3 a 6 pés (1 a 2 metros) de largura de acordo com os pesquisadores da NASA. E os meteoros têm mantido vinda, bem em fevereiro.
"Este mês, algumas rochas espaciais grandes bateram na atmosfera da Terra", disse Bill Cooke do Ministério do Meio Ambiente de meteoroides no Centro de voo espacial da NASA em Huntsville, Alabama. "Houve cinco ou seis bolas de fogo notáveis que caíram como meteoritos em todo o Estados Unidos."
Até agora, em fevereiro, a rede NASA Fireball All-Sky - que atualmente é composta por seis câmaras criadas na Geórgia, Alabama, Tennessee e Novo México - já fotografou cerca de meia dúzia dessas estranhas e lentas bolas de fogo de profundo mergulho. Elas variaram de tamanho e suas medidas vão de bolas de basquete até um ônibus.
Cooke analisou suas órbitas e determinou que meteoros estranhos estão vindo.
"Todos eles provêm do cinturão de asteróides , mas não de um único local no cinturão de asteroides", disse ele. "Não existe uma fonte comum para essas bolas de fogo, o que é intrigante."
As "bolas de fogo de Fevereiro" tem intrigado os astrônomos por décadas. Astrónomos primeiro notaram um aumento no número de mergulho-penetrante de meteoros brilhantes em fevereiro na década de 1960 e 70, disse Brown.
A investigação até à data tem sido inconclusivas, com alguns estudos que relatam uma onda dessas bolas de fogo em fevereiro e outros a não detecção de tal tendência, acrescentou Brown.
Mas a rede NASA Fireball All-Sky pode acabar resolvendo o mistério. Cooke e seus colegas planejam continuar adicionando câmeras para a rede, aumentando a sua cobertura na América do Norte.
"A beleza do nosso sistema multi-câmera inteligente", disse Cooke, "é que ele mede órbitas quase instantaneamente. Sabemos imediatamente quando uma enxurrada bolas de fogo está em andamento e podemos dizer que os meteoroides vieram."
Enquanto Cooke e outros pesquisadores refletem sobre as origens das bolas de fogo de fevereiro, o resto de nós ainda temos alguns dias para apreciá-las este ano.
Via: verdade explicita
0 comentários:
Postar um comentário