Siga-me no Twitter


Preview público do Windows 8 pode eliminar o botão “iniciar” do sistema


A Microsoft pode estar prestes a acabar com um de seus símbolos mais marcantes em seu sistema operacional. Em uma matéria divulgada neste fim de semana pelo site PC Beta, rumores de um lançamento de uma versão “Consumer Preview” do Windows 8 são cada vez mais frequentes, e entre as mudanças e novidades, a mais destacada seria a ausência do botão “Iniciar” na barra de sistema.
win8consumerpreviewdesktopWindows 8 Consumer Preview (Reprodução/PC Beta)
Essa versão “Consumer Preview” do Windows 8 recebe a build 8220, e se confirmada a mudança, confirma os planos inicias que a própria Microsoft especulou no passado, de remover o botão “iniciar”, para reforçar a proposta de transição para a interface Metro. O recurso estreou no sistema Windows com o lançamento do Windows 95, e esteve presente na vida dos usuários por mais de 15 anos. Na época do seu lançamento, foi uma das inovações de maior destaque, pois simplificou a maneira como os usuários realizavam as atividades no sistema operacional, oferecendo um ponto de início para localizar aplicativos e recursos.
Mas isso não significa que a sua funcionalidade está morta por completo. O site The Verge informa que fontes próximas ao desenvolvimento do Windows 8 confirmam que o botão “iniciar” pode ser substituído por uma área específica no canto inferior esquerdo, dentro da interface Metro. Uma miniatura da interface desktop vai aparecer na interface Metro ou no modo desktop, oferecendo ao usuário uma maneira rápida de alternar entre as interfaces. Essa opção de alternância estará disponível na versão para desktops e para tablets.
A Microsoft também informou que vai manter a Super Bar no Windows 8. O recurso estreou no Windows 7, e com a remoção do botão “iniciar”, a barra passa a atuar como uma espécie de “atalho” rápido para aplicações no modo desktop. A empresa de Redmond afirma que, dependendo da reação e do volume de pedidos dos usuários, eles podem voltar a adicionar o botão “iniciar” no Windows 8, mas pelo fato de ser um desejo antigo da empresa, a sua remoção é praticamente dada como definitiva.
Via The Verge 

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews