Nem parece, mas o navegador Google Chrome está completando 3 anos de vida nesta quinta-feira, dia 1º de setembro. Apresentado com pompa e circunstância por sua empresa mãe em 2008, em seu lançamento o programa foi mostrado como uma opção aos Internet Explorer e Mozilla Firefox, que dominavam o mercado dos browsers na época. Apostava na simplicidade de sua interface e na alta velocidade como credenciais para conquistar a simpatia do público.
Em seus 730 primeiros dias de vida, o programa ganhou 14 versões estáveis (a última, aliás, lançada hoje) e a preferência de 23,16% dos navegantes. Em seus primeiros dias o programa existia apenas no Windows, e em 2009 suas versões para OS X da Apple e Linux deram as caras. Além disso, o navegador também ganhou dois “irmãos”: o Chromium, sua versão de código aberto e o Chrome OS, responsável por dar vida aos Chromebooks, computadores de configuração modesta feitos basicamente para rodar aplicativos na rede.
Volta, servidor!
Números levantados pela empresa de monitoramento web StatCounter mostram que o Chrome fechou o mês com 31,35% de audiência no Brasil (contra 30,4% de julho), enquanto os IE e Firefox tiveram sensíveis quedas e chegaram a 43,05% e 24,26%, respectivamente (contra 43,31% e 24,98% da última medição).


11:30
Posted in: