No final de julho o Facebook fez o que muitas empresas web que não querem ir atrás dos próprios bugs já faz há algum tempo: abriu um programa de recompensas. Hackers, pesquisadores de segurança e qualquer pessoa em geral poderia enviar suas descobertas de falhas na rede em troca de umas verdinhas. E essa semana a empresa divulgou que já desembolsou um gordo valor para todos eles.
No total a rede social já desembolsou mais de 40 mil dólares desde a abertura do programa, embora nem todas as recompensas tivessem o mesmo valor. Segundo o Facebook, um pesquisador enviou um relatório de falha tão específico e tão detalhado que ganhou dez vezes o valor mínimo pago por vulnerabilidade, de US$ 500. Outro já enviou seis diferentes vulnerabilidades que encontrou e recebeu US$ 7 mil dos cofres da empresa.
Desse número você pode concluir uma das duas coisas: ou o Facebook tem mesmo um público enorme e por isso hackers estão sempre encontrando novas vulnerabilidades para serem exploradas ou seus programadores fazem códigos com mais buracos do que um queijo suíço. Vou dar o benefício da dúvida e apostar que o primeiro é mais provável.