Siga-me no Twitter


Cientistas descobrem "super Terra", planeta que tem condições de sustentar




HD 85512 b

Pesquisadores do European Southern servatorydescobriram, recentemente, cerca de 50 novos planetas, usando o espectrógrafo HARPS – High Accuracy Radial Velocity Planet Searcher. Mas, apenas um, que é chamado de "super-Terra", tem as condições ideais para sustentar a vida.

Entre os planetas descobertos estão 16 super-Terras, ou seja, mundos que são potencialmente rochosos e mais massivos que o nosso planeta. Um deles, chamado "HD 85512 b", orbita no limite da zona habitável de sua estrela, o que sugere condições propícias para suporte de vida.

O espectrógrafo – equipamento que registra, em foto, espectros luminosos – faz parte do telescópio ESO, que tem 3,6 metros e fica no Observatório de La Silla, no Chile. Michel Mayor, líder da equipe do HARPS, diz que "os resultados das descobertas do HARPS superaram todas as expectativas e incluem uma população excepcionalmente rica de super-Terras e planetas parecidos com Netuno, hospedados por estrelas semelhantes ao sol", segundo o siteMSNBC.


Reprodução

O "HD 85512 b" é cerca de 3,6 vezes mais maciço que a Terra, e sua estrela está a cerca de 35 mil anos-luz de distância.

Para resultar nessa descoberta, o espectrógrafo observou cerca de 376 estrelas parecidas com o Sol. Os pesquisadores descobriram que 40% delas são acompanhadas de pelo menos 1 planeta com pequenas massas.

"Acho que estamos em um tempo incrivelmente excitante. Não estamos apenas indo lá para descobrir novos continentes. Na verdade, estamos indo lá fora para descobrir novos mundos", completou Lisa Kaltenegger, do Harvard Smithsonian Center of Astronomy, em Boston, EUA.

Veja abaixo um vídeo que demonstra as novas descobertas:



Via: Olhar Digital

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews