Dispositivo demonstra como o poder do cloud computing pode ser usada para potencializar pequenos dispositivos robóticos.
Pesquisadores do Google desenvolveram uma nova tecnologia que permitirá que pequenos dispositivos utilizem o poder da nuvem para aumentar sua “inteligência”.
Para demonstrar esse conceito seus engenheiros construíram um pequeno robô que utiliza como cérebro um smartphone com Android. Neste caso, seu acelerômetro e GPS funcionam como sensor de localização e movimento, sua câmera funciona como olho e sua interface 3G/Wi-Fi é usada para se conectar com os servidores da empresa via Internet proporcionando a essa pequena engenhoca memória quase que infinita e a capacidade de interagir com aplicações como o Google Maps para se andar de um lugar para outro ou o Google Googles para identificar objetos.
E como os smartphones não costumam vir com rodas ou pernas (com algumas exceções é claro), a solução encontrada foi montar um com Lego Mindstorms:
Apesar da cara de brinquedo, essa iniciativa tem um grande potencial, já que ela permite criar dispositivos com imensa capacidade de processamento utilizando uma plataforma de hardware relativamente simples e acessível.
De fato esse assunto foi até tema e uma das sessões do último Google I/O 2011.
Popout
Para mais informações visite o Cellbot, onde o usuário poderá encontrar diversas informações incluindo apps para download, além de projetos de outros robôs com Android, como esse feito com o aspirador Roomba (abaixo):