Pesquisadores do zoológico de Milwaukee (EUA) descobriram por acaso um talento inato de orangotangos: suas capacidades cognitivas em manipular e se comunicar por meio de tablets como o iPad.
Orangotangos experimentam iPad (Foto: Divulgação)
De acordo com membros da equipe do zoológico, a aproximação entre um orangotango e um iPad foi ideia de um funcionário, inspirado por uma das palestras de Steve Jobs a respeito do tablet.
Orangotango demonstra proficiência ao manipular
um iPad (Foto: Divulgação)
Verificado o sucesso de interação entre os animais e esse gadget, foi possível mapear quais programas eram facilmente manipulados pelos macacos e davam mais prazer a eles. Em meio aos testes, o modo de videoconferência do Skype foi eleito como ótima ferramenta para interação dos orangotangos com demais animais do zoológico e familiares localizados em jaulas e espaços distintos, além do programa de desenhos nativo do tablet.um iPad (Foto: Divulgação)
Utilizar tablets no dia a dia desses hóspedes do zoológico tem sido uma estratégia da equipe de veterinários para tentar amenizar a propensão de orangotangos a momentos de depressão. O projeto, batizado como ‘Apps for Apes’ (Aplicativos para Macacos), que os coloca para rabiscar desenhos na tela do iPad ou conferir como anda a movimentação na área de mergulhos de pinguins do parque, reverte para esses animais momentos saudáveis e alegres.
Arte feita por um dos primatas do zoológico de Milwaukee (Foto: Divulgação)
Motivações e saúdeContudo, usualmente ocorrem alguns tipos de acidentes com os iPads, devido aos modos pouco delicados dos símios; o que tem feito o zoológico abrir uma campanha para receber doações de iPad de gerações anteriores ou atual em bom estado de uso, para entreter nossos amigos peludos.
Outro ponto levantado pelo corpo de colaboradores do zoológico foi solicitar à equipe de engenheiros da Apple parceria no desenvolvimento de um iPad à prova de orangotangos; mais robusto que os tradicionais.