Batizada de Autodesk Cloud, nova iniciativa permite que os usuários incorporem os recursos de Cloud Computing nas suas rotinas de trabalho.
A Autodesk anunciou um novo pacote de serviços que permite aos seus usuários registrados e assinantes tirar proveito dos novos recursos oferecidos pela computação na nuvem.
Já tínhamos ouvido esses planos em maio, durante o Autodesk Channel Summit, de Andrew Anagnost, VP de suítes, web services e assinaturas da empresa que por sinal, foi o mesmo executivo que apresentou essa iniciativa durante um webcast para a imprensa internacional.
Por enquanto a idéia não é de portar o AutoCAD para a nuvem e sim permitir que os usuários utilizem o poder da nuvem tanto para ter em mãos seus projetos a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de aplicativos móveis como o AutoCAD WS.
Entretanto, a sacada mais interessante dessa iniciativa é que a Autodesk passa a também oferecer serviços de processamento na nuvem (Web Services), permitindo assim que seus usuários possam realizar tarefas pesadas como renderizar imagens, manipular e simular seus projetos, fazer simulações e análises de consumo de energia etc. em servidores remotos, liberando seus computadores locais para outras tarefas. Segundo Anagnost, a empresa utiliza tecnologia Citrix para processamento remoto e os serviços de nuvem da Amazon Web Services.
E como vai funcionar esse serviço? Segundo o executivo, haverá inicialmente duas modalidades de uso ou conta: Uma mais simples e gratuita (Free Account) com direito a 1 GB de armazenamento na nuvem para usuários registrados (dono de uma simples licença de uso) e outra mais elaborada (Subscription Customer Account) com direito a 3 GB para cada estação de trabalho e voltada para os usuários “assinantes” que pagam uma taxa anual e comdireito a vários benefícios, incluindo a atualização periódica de versões. Interessante notar que o Autodesk Cloud já está disponível em português brasileiro (yay!)
E o que diferencia uma conta da outra? Como era de se esperar a conta gratuita só dá direito ao compartilhamento, visualização e edição de projetos (via Autocad WS), e a versão para assinantes dá direito a todas as novas ferramentas da nuvem:
Ou mais exatamente:
- Renderização no Autodesk Cloud ― Clientes Autodesk Subscription dos níveis Premium ou Ultimate dos programas Autodesk Design Suite e Autodesk Building Design Suite.
- Otimização do Autodesk Inventor ― Clientes com Subscription dos níveis Premium ou Ultimate dos Autodesk Product Design Suites.
- Análise de energia conceitual do Autodesk Revit ― Clientes com Subscription para o software Autodesk Revit Architecture ou Autodesk Revit MEP, ou para suítes selecionadas que contêm esses produtos.
- Software de análise de energia na web Autodesk Green Building Studio ― Clientes com Subscription para o Autodesk Building Design Suite e outros produtos selecionados
- Software Autodesk Buzzsaw como um serviço (SaaS) ― Clientes Autodesk Subscription para o software Autodesk Vault Collaboration AEC.
Para mais informações os clientes podem entrar em contato com seu revendedor local ou visitar o site da empresa.
http://ztop.com.br/Via: